Pré-concepção, pré-natal e pós-parto
Gestação
#gestação
Os cuidados com a gestação começam antes dela.
A preparação pré-concepção ajuda a garantir que você tenha a melhor saúde possível antes de conceber, o que pode aumentar suas chances de uma gravidez saudável e minimizar riscos potenciais.
A consulta pré-concepcional é a consulta que uma mulher ou o casal realiza antes de engravidar, com o objetivo de avaliar a saúde e preparar o corpo para uma gravidez saudável.
Ela é uma parte importante do cuidado pré-natal e pode ser especialmente relevante para mulheres que têm condições médicas pré-existentes, estão em risco de complicações durante a gravidez ou desejam planejar uma gestação de forma consciente.
A consulta pré-concepcional serve para:
- Avaliar a saúde geral da mulher e/ou casal
- Identificar e tratar condições médicas
- Avaliar fatores de risco
- Orientar sobre estilo de vida
- Discutir planejamento familiar
- Realizar exames e testes
- Receber indicações de suplementações necessárias
A consulta pré-concepcional funciona como uma oportunidade para a mulher e sua obstetra discutirem suas preocupações, fazerem um planejamento adequado e identificarem possíveis problemas de saúde que precisam ser abordados antes da gravidez.
Isso ajuda a garantir uma gestação mais saudável e a reduzir os riscos tanto para a mãe quanto para o bebê.
O pré-natal é o conjunto de cuidados obstétricos que uma mulher grávida recebe ao longo de sua gestação.
Ele é fundamental para garantir a saúde da mãe e do bebê durante a gravidez, bem como para detectar e tratar precocemente qualquer complicação que possa surgir.
O pré-natal serve para:
- Monitorar o desenvolvimento fetal
- Avaliar a saúde materna
- Oferecer orientação nutricional
- Discutir e planejar o parto
- Oferecer orientações sobre cuidados pré-natais
- Preparar para o pós-parto
- Monitorar e tratar complicações
Em resumo, o pré-natal é uma série de consultas e cuidados médicos durante a gravidez que têm como objetivo principal garantir a saúde da mãe e do bebê para que tudo corra da melhor forma possível.
O período pós-parto, também conhecido como puerpério, é uma fase importante e delicada que segue imediatamente ao parto e se estende por algumas semanas após o nascimento do bebê.
Durante esse período, a mulher precisa de cuidados médicos e atenção especial para garantir sua recuperação física e emocional.
- Consulta pós-parto
- Cuidados com a incisão (caso tenha ocorrido uma cesariana)
- Cuidados com a amamentação
- Monitoramento de sangramento vaginal
- Controle da dor
- Avaliação de outros sintomas
- Planejamento contraceptivo
- Acompanhamento emocional
Em resumo, os cuidados médicos no pós-parto são essenciais para garantir que a mãe se recupere adequadamente após o parto e para identificar e tratar qualquer complicação que possa surgir.
#blog
Visite nosso BLOG e saiba mais sobre saúde da mulher, contracepção e gestação.
#blog
Os contraceptivos hormonais, como as pílulas anticoncepcionais, podem ser usados no tratamento de algumas condições ginecológicas, mas não são considerados uma cura definitiva para essas doenças.
O descolamento da placenta é uma condição grave e potencialmente perigosa durante a gravidez.
O sangramento irregular pode ocorrer nas primeiras semanas após a inserção, já que o útero está se adaptando ao novo dispositivo.
Toda gestante tem dúvidas sobre qual contraceptivo usar após o parto, geralmente por conta da amamentação.
Na gravidez, é preciso tomar alguns cuidados ao ingerir peixes, evitando os crus e mal passados e apostando em versões bem assadas ou bem cozidas.
No Brasil, cerca de 12% dos bebês nascem prematuros , segundo dados da OMS, o que coloca o país entre os dez com maiores índices de prematuridade no mundo.
Agendamentos
de consultas e
procedimentos
Centro Médico Hospitalar São Lucas
Rua Diogo Pinto, 1145, centro.
Laranjeiras do Sul/PR
Contato
(O conteúdo deste site foi elaborado pela equipe da Dra. Rafaela Helena Mezzomo e as informações contidas tem caráter meramente informativo e educacional. Não devem ser utilizadas para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico. Todo o conteúdo do site está dentro das regras de publicidade médica do CFM- Conselho Federal de Medicina)