Geralmente se descobre algum problema que afeta a fertilidade quando a mulher tenta engravidar e não consegue ou quando ela descobre que tem alguma doença que pode afetar a fertilidade, como a endometriose.
Alguns sinais podem indicar problemas de fertilidade, mas lembre-se de que cada caso é único, e somente seu ginecologista pode fornecer um diagnóstico confiável.
Tentativas sem sucesso de concepção: Se você e seu parceiro tentaram regularmente (sem o uso de contraceptivos) por pelo menos um ano (ou seis meses, se a mulher tiver 35 anos ou mais) sem sucesso, pode ser um indicativo de problemas de fertilidade.
Ciclo menstrual irregular: Um ciclo menstrual irregular pode ser um sinal de problemas de ovulação, que podem dificultar a concepção.
Histórico de abortos espontâneos: Se você teve múltiplos abortos espontâneos, pode ser necessário investigar possíveis problemas de fertilidade.
Dor pélvica ou desconforto: A presença de dor pélvica ou desconforto pode ser um sintoma de condições que tiveram fertilidade, como a endometriose.
Alterações hormonais: Desregulações hormonais podem afetar a ovulação e a fertilidade em geral.
Idade avançada: A idade também pode ser um fator significativo na fertilidade. Mulheres com mais de 35 anos têm mais dificuldades para engravidar devido à diminuição da reserva ovariana.
Lembre-se de que a infertilidade é uma questão comum, e existem muitas opções de tratamentos disponíveis para ajudar os casais a realizar o sonho de ter um filho.
Está planejando engravidar? Faça uma consulta pré-concepcional. Os cuidados com a gestação começam antes dela!
Leia mais sobre “Medicamentos contraindicados na gestação” e “Ácido fólico ou Metilfolato? Qual usar?”
Dra. Rafaela Mezzomo
Ginecologista | Obstetra
CRM 41 168 | RQE 37 207 RS
(O conteúdo e as informações deste post têm caráter informativo e educacional. Não devem ser utilizados para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico)