Se tem uma coisa que incomoda, é a candidíase, não é mesmo?!
A recorrência da candidíase é uma preocupação comum para mulheres que sofrem dessa infecção fúngica.
Ela é caracterizada recorrente quando acontece 4 vezes ou mais por ano.
E existem algumas razões pelas quais a candidíase pode retornar ou persistir, como:
Resistência ao tratamento
Em alguns casos, o fungo Candida pode desenvolver resistência aos medicamentos antifúngicos usados no tratamento e isso pode ocorrer se o tratamento não for concluído corretamente ou se o medicamento não for eficaz contra a cepa específica presente na infecção.
Recorrência de fatores
Alguns fatores podem facilitar que a candidíase persista ou retorne, mesmo após o tratamento adequado. Por exemplo, o uso prolongado de antibióticos, alterações hormonais recorrentes, alimentação rica em açúcares ou problemas de saúde subjacentes, como diabetes mal controlada.
Desequilíbrio na flora vaginal
Alterações no equilíbrio da flora vaginal, como o uso excessivo de produtos de higiene íntima, duchas vaginais ou exposição a substâncias irritantes, podem permitir que o fungo se multiplique e cause a recorrência da candidíase.
Se a candidíase voltar ou persistir com frequência, é recomendável retornar ao ginecologista para uma avaliação mais aprofundada e investigação de possíveis fatores subjacentes que podem estar influenciando a recorrência da infecção.
Cada caso é um caso e precisa de tratamento individualizado, tá bem?!
Leia mais sobre Lubrificante íntimo!
Dra. Rafaela Mezzomo
Ginecologista | Obstetra
CRM 41 168 | RQE 37 207 RS
(O conteúdo e as informações deste post têm caráter informativo e educacional. Não devem ser utilizados para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico)