Durante a gestação muitos medicamentos são contraindicados, pois algumas substâncias contida neles podem causar problemas de saúde na mãe ou no bebê em desenvolvimento.
Medicamentos contraindicados:
🔸Sorine e Neosoro: Esses medicamentos contêm vasoconstritores e são contraindicados durante a gestação, pois podem elevar a pressão sanguínea e diminuir o fluxo sanguíneo placentário.
🔸Isotretinoína: um medicamento usado para tratar a acne grave, que pode causar defeitos congênitos graves se usado durante a gravidez.
🔸Talidomida: um medicamento usado para tratar náuseas matinais e insônia, que foi associado a malformações graves nos membros e órgãos em bebês.
🔸Varfarina e alguns anticoagulantes: esses medicamentos podem atravessar a placenta e aumentar o risco de sangramento no feto em desenvolvimento.
🔸AINEs (anti-inflamatórios não esteroides): como o ibuprofeno e o ácido acetilsalicílico (aspirina), esses medicamentos podem aumentar o risco de complicações no desenvolvimento fetal e no trabalho de parto.
🔸Certos antibióticos: como as tetraciclinas e a estreptomicina, pois podem interferir no desenvolvimento ósseo e auditivo do feto.
🔸Alguns antidepressivos e antipsicóticos: certos medicamentos psicotrópicos podem estar associados a riscos para o desenvolvimento fetal e podem exigir ajustes na medicação durante a gravidez.
Os riscos associados ao uso desses medicamentos podem variar dependendo do estágio da gestação, da dose e de outros fatores individuais.
Portanto, só use medicamentos liberados pela obstetra e na quantidade orientada.
Na dúvida, leia a bula ou pergunte para sua obstetra, ok!☺
Leia mais sobre Diabetes gestacional!
Dra. Rafaela Mezzomo
Ginecologista | Obstetra
CRM 41 168 | RQE 37 207 RS
(O conteúdo e as informações deste post têm caráter informativo e educacional. Não devem ser utilizados para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico)