DIU hormonal e DIU não hormonal: Qual usar?

Ambos têm suas vantagens e autonomia, por exemplo:

DIUs Hormonais

Os DIUs hormonais(Mirena e Kyleena) têm duração de 5 anos e usam o hormônio levonorgestrel, que age no útero, tornando o muco cervical mais espesso, impedindo a entrada de espermatozoides, e evitando o óvulo de ser fertilizado. 

Eles são mais indicados para mulheres com sangramento menstrual intenso, pois pode diminuir a intensidade e a duração do fluxo menstrual, além de diminuir as cólicas menstruais.

Em alguns casos pode até suspender a menstruação, mas isso depende do organismo de cada mulher.

DIU não hormonal

O DIU não hormonal, conhecido como DIU de cobre, com duração de 10 anos, é feito de um material tóxico para os espermatozoides, tornando o útero um ambiente hostil para o esperma. 

Ele pode ser uma opção melhor para mulheres que desejam evitar hormônios em seu corpo ou para aquelas que têm alergia aos hormônios utilizados nos contraceptivos hormonais. 

Algumas mulheres relatam um aumento no fluxo menstrual e nas cólicas, mas isso varia de mulher para mulher.

Qual usar?

Ambos os tipos de DIU têm uma taxa de eficácia muito alta, com menos de 1% de chance de gravidez e podem ser removidos a qualquer momento e sem causar prejuízo a fertilidade.

Resumindo, a escolha entre o DIU hormonal e não hormonal deve ser feita em conjunto com sua ginecologista, pois ela vai considerar todo o seu histórico médico e seus objetivos de contracepção, para te indicar o tipo que melhor para você.

Qual método você usa? Tem vontade de usar DIU?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top